segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sismo de magnitude 6,9 atinge o Japão. Lançado alerta de tsunami
EM ACTUALIZAÇÃO: 
   "Os habitantes foram aconselhados a deixar a costa de Fukushima. Inicialmente os cálculos de magnitude apontavam para os 7,3 tendo sido alterados para os 6,9 na escala de Richter.
   Um sismo com a magnitude de 6,9 na escala de Richter atingiu a costa Leste do Japão e motivou um alerta de tsunami, revela o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla inglesa). Inicialmente os cálculos de magnitude apontava para os 7,3 na escala de Richter.       Os habitantes foram aconselhados a deixar costa de Fukushima, diz a Reuters.
   Segundo a emissora pública japonesa NHK foi registada uma onda de tsunami com 60 centímetros no porto de Onahama em Fukushima e outra de 90 centímetros na cidade de Soma localizada na mesma região. No entanto, os alertas dão conta para a possibilidade de as ondas alcançarem os três metros.
   No início de terça-feira (noite de segunda-feira em Portugal), um sismo foi sentido ao largo da costa japonesa a cerca de 67 quilómetros a Nordeste de Iwaki. O USGS, citado pela Reuters, informa que a profundidade do terremoto é de dez quilómetros e, entretanto, reduziu o cálculo inicial da magnitude para os 6,9 na escala de Richter.
   Não existem ainda informações sobre danos materiais ou vítimas.
   Em 2011, um tsunami de grandes proporções, provocado por um sismo, destruiu a central nuclear de Fukushima."
   Fonte: PÚBLICO   21/11/2016 - 22:36

Sem comentários:

Enviar um comentário